Por que criamos tantas expectativas?

 In Relacionamentos

Essa semana fiz essa pergunta depois de vários acontecimentos que me deixaram frustrada. Como procuro aprender sempre com as lições que a vida me dá questionei o porquê e o para quê dessa situação.

Qual é a definição de expectativa? Significado de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência em determinado momento.

Vejo em muitos atendimentos e inclusive na minha vida que quanto mais expectativas criamos em cima de alguém ou de uma situação, mais temos a tendência a imaginar as inúmeras possibilidades boas que nós poderíamos ter. E assim a situação tende a ir ficando bem diferente daquilo que ela realmente foi.

Lógico que gostaríamos que tudo saísse de acordo com o que desejamos, que pudéssemos controlar tudo e com isso mais uma vez criamos expectativas.

Porém a realidade na maioria dos casos é bem diferente, e quando nos damos conta disso (por sinal bem tarde), vem a frustração, a decepção, a magoa, o desanimo e um infinito número de sentimentos que não são nada bons para nossa vida.

E então!!! O que podemos aprender com isso? Talvez, apenas talvez, possamos começar a enxergar as coisas como elas realmente são: as pessoas, as situações e tudo o que nos rodeia com suas qualidades e seus defeitos, enxergar qual é a real situação, de acordo com o que ela simplesmente é.

Talvez o segredo seja: se centrar no aqui e agora, verificar quais as verdadeiras possibilidades e criar as expectativas dentro daquilo que é real. Tenho certeza que assim ficaremos menos frustrados. Penso que é melhor sofrer logo no começo, já entendendo o que acontece de fato, do que sofrermos depois de um tempo e esperarmos algo que, infelizmente aquela pessoa ou situação não poderiam nos dar desde o início.

Sendo assim, é bem melhor criarmos menos expectativas e mais realidade!!!

Um grande abraço e até a próxima!

Fabiana Gomes
Terapeuta Holística.
Recent Posts
Showing 2 comments
  • Heloisa
    Responder

    As vezes alimentamos as expectativas para viver um presente diferente! Otimo artigo !!!

  • EDNA DOS SANTOS .
    Responder

    Obrigado , estava precisando desse alerta dessa reflexão.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search