O Enem está chegando! Como lidar com o nervosimo?

 In Terapia Floral, Terapia Integrativa_Holística

Hoje vou falar um pouquinho com as pessoas que estão se preparando para o ENEM da semana que vem.

Graças a minha parceria com o Prof. Neto tenho atendido como terapeuta floral muitos jovens e adultos na fase de vestibular. Alguns chegaram a uns meses atrás e outros agora mais perto do ENEM.

Como terapeuta holística gosto muito de observar que somos formados por um todo: mental, emocional e físico e ao contrário do que muitos dizem não tem como separar um do outro, ambos estão interligados e precisam caminhar na mesma sintonia, mesmo equilíbrio. O que observo muito nessas pessoas é que a maioria delas já estão preparadas no quesito estudo, algumas estão no cursinho há vários anos, outros que estão no primeiro ano, percebo que já estudaram muito, mas se esqueceram do físico e do emocional.

Se você está com dores e não consegue pensar ou se concentrar, se está ansioso ou deprimido demais, também não conseguirá ir muito bem nas provas, não é mesmo?

A maioria dos alunos coloca o foco apenas nos estudos e lógico, não estão errados, passar no vestibular requer sim muito estudo. Mas também é necessário e importante olhar para sua saúde e seu emocional como já disse e repito “somos um todo” e digo isso não apenas na teoria, mas na prática também. Alunos que já começaram a fazer o trabalho há alguns meses tem garantido melhores notas nos vestibulares. Inclusive no ano passado, um dos nossos clientes passou em um dos vestibulares de medicina mais concorridos do Brasil. Ele estava preparadíssimo na parte de estudos mas precisava equilibrar o físico e emocional.

Então minhas dicas para os concurseiros de plantão são:

  1. Continuem sim estudando;
  2. Observem seu corpo, “o corpo fala” sempre. Se prestarem bem atenção nele e perceberem que algo incomoda procurem um médico, um massagista ou um acupunturista e deixem o corpo “mais leve” e consequentemente bem para esse momento tão esperado;
  3. Tentem dentro do possível buscar um equilíbrio emocional. Às vezes uma boa conversa com os pais já ajuda muito, nossos pais são nossa primeira segurança na vida e buscar forças neles nos alimenta uma confiança ainda maior. Se não puder buscar lá essa segurança por “n” motivos, conversem com um amigo. Conversando, talvez vocês consigam identificar e soltar para fora os seus respectivos medos e receios. Só venceremos os medos se olharmos para eles e aceitarmos que sim, eles existem!!! E se mesmo assim ainda estiver difícil não tenha receio de procurar um terapeuta, seja ele um psicólogo, um terapeuta floral ou holístico como complemento. Com toda certeza eles irão contribuir e muito para seu sucesso e equilíbrio emocional.
  4. Essa é uma dica especial minha como terapeuta floral de Bach. Recomendo sempre: de quinze dias a uma semana antes das provas, que meus clientes tomem o floral de Bach Rescue Remedy. Esse é um floral de “emergência” que nos ajuda a ficar mais tranquilos em momentos de “tensão”. Pegue uma garrafa de 500ml, encha com água e pingue 4 gotinhas do Rescue nessa água. Vá tomando durante o dia. Lembrando que serve também para as mamães e papais que ficam tensos pelos filhos nesse período. Claro que não substitui um atendimento personalizado com um terapeuta, até porque cada caso é um caso, mas garanto que vai auxiliar e muito no stress desse período.

Bom por hoje é só, desejo boa sorte a todos e tenho certeza de que até aqui fizeram o seu melhor, confiem em vocês e tudo dará certo! E caso precisem de uma ajudinha, estamos por aqui!

Muita luz e até a próxima!

 

Fabiana Gomes
Terapeuta Holística.
Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search